Laboratório de Composição e Improvisação a partir da rítmica de José Eduardo Gramani: um relato dos processos metodológicos

por junho 24, 2012Essays | Articles

by Marcelo Coelho

Resumo: O texto apresenta alguns procedimentos metodológicos desenvolvidos a partir de experimentações e aplicações das estruturas polimétricas desenvolvidas por José Eduardo Gramani, presentes nos volumes Rítmica e Rítmica Viva. A partir da adequação das estruturas rítmicas aos demais parâmetros musicais como fraseologia, forma e complexos harmônicos, pretendeu-se desenvolver processos de composição e improvisação que contemplassem o conceito de dissociação rítmica, apresentado por Gramani. O procedimento metodológico baseado na pesquisa participante e na observação participante demonstrou que os trabalhos desenvolvidos pelos sujeitos da pesquisa endossaram a proposta de Gramani de perceber para além da métrica a idéia musical intrínseca ao evento rítmico.

Abstract: The paper presents some methodological procedures developed from experiments and applications of the polymetric structures developed by José Eduardo Gramani present in volumes Rítmica e Rítmica Viva. Based on the adequacy of rhythmic structures to other musical parameters such as phrasing, form and harmonic complex, it was developed processes of composition and improvisation that addressed the concept of dissociation rhythmic presented by Gramani. This concept, influenced by the work of Emile Jacques-Dalcroze, refers to the perception of the pulse through the enhancement of rhythmic awareness. The methodological procedure based on the participative research and the participative observation demonstrated the creative development by the practioners, endossing the musical idea into a rhythmic event.

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