O conceito da dissociação rítmica aplicado à improvisação idiomática no contexto plimétrico da composição Scketch on Cantos VII: estratégias metodológicas

por | Essays | Articles

by Marcelo Coelho Resumo: O conceito de dissociação rítmica defendido pelo educador José Eduardo Gramani é usado nesta pesquisa como fundamentação teórica para o desenvolvimento de estratégias metodológicas voltadas à prática da improvisação idiomática em contextos polimétricos. A composição Sketch on Cantos VII foi usada como referência para a criação de tais estratégias, cujo resultado mostrou- se satisfatório para o objetivo proposto. O trabalho tem estimulado reflexões sobre a vivificação do corpo para superação dos desafios que a polimetria e a polirritmia proporcionam, legitimando o conceito de dissociação rítmica. Abstract: The concept of rhythmic dissociation defended by the music educador José Eduardo Gramani is the main theorical reference on this reasearch, which is the development of a methodological approach for…

Saiba Mais

Medida e desmedida na Rítmica de José Eduardo Gramani

por | Essays | Articles

by Alexandre Piccini Ribeiro e Marcelo Coelho Resumo: Este texto nasce do interesse mútuo de duas linhas de pesquisa em música que tem o ritmo como ponto de encontro. No foco de nossas conversas encontram-se as séries e polimetrias do prof. José Eduardo Gramani, que suscitam desdobramentos na área composicional e filosófica. Revisitando os resultados relatados no laboratório de composição e improvisação rítmica do departamento de música da USP, propomos aqui uma reflexão sobre a possibilidade de uma ideia não medida de ritmo. Abstract: This paper arises from the mutual interest of two lines of research in music that has the rhythm as the meeting point. The main focus is the compositional and philosophical processes based on the polimetries called…

Saiba Mais

A improvisação idiomática a partir da rítmica de José Eduardo Gramani

por | Essays | Articles

by Marcelo Coelho Resumo: Os pressupostos metodológicos criados para a prática da improvisação idiomática a partir das estruturas rítmicas de José Eduardo Gramani revelaram um processo sistemático de estudo deste conteúdo, até então não abordado. Trata-se da adequação das estruturas rítmicas de Gramani ao contexto musical característico da música popular, sugerindo outros resultados sonoros à prática da improvisação. Os experimentos foram realizados no Laboratório de Composição e Improvisação a partir da rítmica de José Eduardo Gramani, pelo programa de pós-graduação da USP. Abstract: The methodological strategies created for the practice of idiomatic improvisation based on the rhythmic approach developed by José Eduardo Gramani revealed a systematic practice of this content, so far not developed. It’s the adequacy of his rhythmic…

Saiba Mais

Proposta de aplicação da rítmica de José Eduardo Gramani para elaboração de arranjos na música popular

por | Essays | Articles

by Marcelo Coelho Resumo: Este artigo apresenta experimentações sistemáticas com a estrutura rítmica denominada Séries, presente nos volumes Rítmica e Rítmica Viva de José Eduardo Gramani. Trata-se da elaboração de arranjos do repertório da música popular, especificamente o jazz e a música brasileira. A adequação desta estrutura rítmica aos demais parâmetros musicais como as relações de alturas, complexos harmônicos, forma e fraseologia têm por finalidade o aprimoramento da sensibilidade rítmica, contemplando o conceito de dissociação rítmica, defendido por Gramani. Abstract: This article presents a systematic experimentations based on the rhythmic structures called Séries found in the volumes Ritmica and Ritmica Viva by José Eduardo Gramani. It’s was created some arrangments based on the repertoire of jazz and brazilian music. These…

Saiba Mais

Laboratório de Composição e Improvisação a partir da rítmica de José Eduardo Gramani: um relato dos processos metodológicos

por | Essays | Articles

by Marcelo Coelho Resumo: O texto apresenta alguns procedimentos metodológicos desenvolvidos a partir de experimentações e aplicações das estruturas polimétricas desenvolvidas por José Eduardo Gramani, presentes nos volumes Rítmica e Rítmica Viva. A partir da adequação das estruturas rítmicas aos demais parâmetros musicais como fraseologia, forma e complexos harmônicos, pretendeu-se desenvolver processos de composição e improvisação que contemplassem o conceito de dissociação rítmica, apresentado por Gramani. O procedimento metodológico baseado na pesquisa participante e na observação participante demonstrou que os trabalhos desenvolvidos pelos sujeitos da pesquisa endossaram a proposta de Gramani de perceber para além da métrica a idéia musical intrínseca ao evento rítmico. Abstract: The paper presents some methodological procedures developed from experiments and applications of the polymetric structures…

Saiba Mais

A composição ‘Colagens’ como referência de um processo composicional criado a partir da rítmica de José Eduardo Gramani

por | Essays | Articles

by Marcelo Coelho Resumo: A composição Colagens apresenta a primeira experimentação composicional sistemática com a estrutura rítmica denominada Séries, presente nos volumes Rítmica e Rítmica Viva, de José Eduardo Gramani. Escrita para um quinteto de jazz, o processo composicional adéqua a estrutura rítmica denominada Série Básica aos demais parâmetros musicais como as relações de alturas, complexos harmônicos, forma e fraseologia, contemplando através da composição o conceito de dissociação rítmica defendido por Gramani. Abstract: The composition called Colagens presents the first systematic compositional process based on the rhythmic structures called Séries found in the volumes Ritmica and Ritmica Viva by José Eduardo Gramani. Writing for the jazz quintet MC4+, the compositional process gathers the rhythmic structures called Série Básica with musical…

Saiba Mais

Criação de um sistema composicional a partir de elementos lítero-musicais presentes no poema I Juca Pirama, de Gonçalves Dias

por | Essays | Articles | Um comentário

by Marcelo Coelho Resumo: O gênesis desse artigo consiste em demonstrar o desenvolvimento de um sistema composicional a partir da interpretação e excansão dos versos da primeira parte do poema I Juca Pirama, de Gonçalves Dias. Estes elementos, combinados aos estudos polirrítmicos desenvolvidos por José Eduardo Gramani e à prática de composição modal sistematizada por Ron Miller, são responsáveis por gerar a estrutura básica de um sistema composicional que contempla a aplicação de elementos lítero-musicais para definição de estruturas rítmicas e harmônicas da composição. Abstract: The purpose of this article is to demonstrate the development of a compositional system based on the main action and scansion of the first part of the poem called I Juca Pirama, by Goncalves Dias….

Saiba Mais

Modulação Micrométrica na música de Arthur Kampela

por | Essays | Articles | Sem comentários

by Graziela Bortz Resumo: Este artigo discute aspectos rítmicos da escola de composição chamada Nova Complexidade, tais como o uso de séries de quiálteras aninhadas e de compassos irregulares, para analisar, sob o ponto de vista do intérprete, a escrita rítmica de composições que compreendem o período de 1995-1999 da obra do compositor brasileiro Arthur Kampela. Com este objetivo, utiliza os métodos descritos por Arthur Weisberg para encontrar as mudanças de velocidade metronômica nas modulações de tempo de Elliott Carter e introduzir o conceito de modulação micrométrica criado por Kampela. Abstract: This article discusses rhythmic aspects found in pieces of The New Complexity School of composition, such as nested rhythms and irrational meters, in order to analyze the rhythmic notation…

Saiba Mais

MENU