O saxofonista e compositor Marcelo Coelho acumula extensa carreira nas qualidades de instrumentista, compositor, educador e pesquisador na área musical.

Como educador, acumula passagens como educador em instituições nos EUA: Music Education Center, Weston, FL, Aukela Christian Academy, Hollywood, FL, e St. Bartholomew Catholic School, Miramar, FL.  No Brasil, leciona na Faculdade de Música Souza Lima/Berklee College of Music onde também atua como coordenador do curso de Pós-Graduação em Processos Criativos em Música Popular: Composição, Arranjo e Improvisação.

Como pesquisador, concluiu o pós-doutorado em composição pela USP, dando seqüência à carreira acadêmica que compreende também seu doutorado em composição pela UNICAMP, mestrado em Jazz Performance pela University of Miami, e bacharelado em Música Popular pela UNICAMP. Devido aos trabalhos de pesquisa sobre a utilização da polirritmia em composição e improvisação, Coelho desenvolveu um processo composicional e improvisacional denominado The Rhythmic Line Approach for Composing and Improvising. Este trabalho, editado e lançado pela Editora FAMES com o título ‘Suite I Juca Pirama: criação de um sistema composicional a partir da adequação da polirritmia de José Eduardo Gramani ao jazz modal de Ron Miller”,  já foi apresentado em diversos encontros e congressos internacionais de jazz nos EUA, Europa e América do Sul, dentre eles o IASJ – International Association of School of Jazz- e IRSA – International Rhythmic Studies Association – que  fundou junto ao contrabaixista irlandês Ronan Guilfoyle.

Como instrumentista, Marcelo Coelho já atuou ao lado de importantes músicos de jazz: David Liebman, Bob Mintzer, Didier Lockwood, Phil Markowitz, Gene Perla, Rick Peckham, Ed Sarah, Ronan Guilfoyle, Vincent Gardner, Ron Miller, Phil DeGreg, Cliff Korman e outros. Dentre os músicos brasileiros estão Hermeto Pascoal, Guinga, Caetano Veloso, Sizão Machado, Sérgio Barroso, Naylor Proveta, Célio Barros e outros. Coelho tem atuado extensivamente com os seus projetos musicais: David Liebman-Guinga-Coelho Trio; Duo Guinga & Marcelo Coelho; MC4+ (cd ‘Colagens)’; MC&RD 4teto em colaboração com o saxofonista argentino Rodrigo Dominguez (cd ‘Paralelas’); Un-X-Pected Brazilian Project em colaboração com músicos de jazz da Escandinávia (cd ‘Unite’); Projeto Paris/São Paulo I e II em colaboração com músicos franceses, dentre eles Didier Lockwood (cd ‘Paris/São Paulo’), todos trabalhos musicais contemporâneos onde se destacam as composições originais e as improvisações coletivas. Com produção do premiado instrumentista e produtor Celio Barros, produziu dois discos de saxofone solo, sem nenhum acompanhamento, trabalho de caráter experimental que tem chamado a atenção da crítica, músicos e público em geral.

No universo da música erudita, Coelho fez duas estreias como solista em concertos sinfônicos. Em 2013, o ‘Concerto para Saxofone Soprano e Orquestra’ do premiado compositor Liduino Pitombeira, junto à Orquestra Sinfônica do ES sob a regência do maestro Roberto Duarte. Em 2015, o concerto ‘Nebulae’ da compositora Patrícia de Carli, com a orquestra Sinfônica de São José dos Campos sob a regência do maestro Marcello Stasi, na Sala São Paulo.

A native of Brazil, Marcelo Coelho’s music has been heard all over the places. His debut recording as a leader – Colagens – with his group MC4+ garnered high critical accl.. “Forging into a new and exciting rhythmic landscape, Marcelo Coelho breaks new ground with his group on this recording. This is just the beginning – I look forward to further development of the group’s sound along with the leader’s future compositions” says saxophone and educator giant David Liebman.


A graduate of the University of Miami, he earned a Master’s degree in Performance and a Doctor’s degree in Composition, the later at Campinas State University, Sao Paulo, Brazil, while focusing extensively on polyrhythmic improvisation and composition. Because of his research on rhythmic studies, Coelho associated to Ronan Guilfoyle, a major figure on the Irish jazz scene, to put together an organization called IRSA – International Rhythmic Studies Association, dedicated to the sharing and dissemination of information and knowledge regarding the study of rhythm, particularly in regard to jazz, improvised, and other creative musics. Each year IRSA has an annual meetingin which practioners in the field of improvised rhythmic techniques get together to share ideas, play and learn about the latest developments in the field of rhythmic studies.


He can be heard regularly performing on tenor and soprano leading his musical projects: David Liebman-Guinga-Coelho Trio, MC4+, MC&RD 4teto, 4teto.ORG, Kyabatt Quartet, and Trio Contrapunto. Coelho has shared the stage with a wide range of muscians, from jazz such as David Liebman, Bob Mintzer, Phil Markowitz, Vincent Gardner, Ed Sarath, Gene Perla, Ronan Guilfoyle, Ron Miller, Gary Keller, Phil DeGreg, Mats Holtne, Cliff Korman, to brazilian and others such as Hermeto Pascoal, Guinga, Caetano Veloso, Sizao Machado, Felipe Salles, Sergio Barrozo, Xavier Perez, Felipe Lamoglia, Yaniel Mattos, Rodrigo Dominguez, Ale Demogli among others. He performed in jazz festivals and international jazz meetings in South America, Europe, and the United States.


Marcelo Coelho has spent several years teaching aspiring musicians at Souza Lima Conservatory of Music in Sao Paulo city.