A improvisação idiomática a partir da rítmica de José Eduardo Gramani

por março 10, 2013Essays | Articles

by Marcelo Coelho

Resumo: Os pressupostos metodológicos criados para a prática da improvisação idiomática a partir das estruturas rítmicas de José Eduardo Gramani revelaram um processo sistemático de estudo deste conteúdo, até então não abordado. Trata-se da adequação das estruturas rítmicas de Gramani ao contexto musical característico da música popular, sugerindo outros resultados sonoros à prática da improvisação. Os experimentos foram realizados no Laboratório de Composição e Improvisação a partir da rítmica de José Eduardo Gramani, pelo programa de pós-graduação da USP.

Abstract: The methodological strategies created for the practice of idiomatic improvisation based on the rhythmic approach developed by José Eduardo Gramani revealed a systematic practice of this content, so far not developed. It’s the adequacy of his rhythmic structures into the musical context of popular music. It suggests other results for the practice of improvisation. The experiments were performed at the Laboratory of Composition and Improvisation based on the rhythmic approach by José Eduardo Gramani, a program graduate studies at USP.

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